Pesquisar neste blog

sábado, 10 de março de 2012

BELARMINO DE FRANÇA



A lua por ser bonita
Da terra estar separada
Porém que seja habitada
Ela muito necessita
Eu quero ser selenita
Morador na face sua,
É de bem que alguém construa
Uma casa em seu lugar
Quando eu casar vou passar
A lua de mel na lua

Já preparei a bagagem
Com todo o equipamento
Logo após meu casamento
Pra lua farei viagem
Morar na lua é vantagem
Mirando a beleza sua
Lá mulher pode andar nua
Que ninguém vai censurar
Quando eu casar vou passar
A lua de mel na lua.

CAMINHOS DA MINHA VIDA” 
 
Quanto é bela a existência                                               
No vigor dos verdes anos                                                     
Mas quanto é triste a velhice                                    
Com seus fatais desenganos                                            
Entre dúvidas e receios                                                
E sofrimentos tiranos.                                                    

Dos 5 aos 36 anos                                                        
Eu andava de carreira,                                                   
Hoje ando patinando                                                       
Cheio de dor e canseira                                              
Pois,o peso dos 80.                                                       
Não é boa a brincadeira.                                              

Dois Quilômetros de ladeira                                            
Eu subia de rojão,                                                           
Hoje pra descer um metro                                            
È com os quartos no chão,                                              
Assim mesmo é escorado                                            
Num cacete em cada mão.                                            

Já tenho no matulão                                                
Setenta anos de idade,                                                 
Não faço mais o que fiz                                             
Nos dias da mocidade,                                               
Que velho pelo comum                                             
Não faz o que tem vontade.                                         

Eu na minha mocidade                                              
Fui muito forte e disposto,                                         
Hoje estou velho e cansado,                                          
Mole de causar desgosto,                                        
Até pra vestir as calças                                                
Uso buscar um  encosto.                                                          

Velho sempre vive exposto                                      
A crítica, a vaia, ao fracasso,                                      
Se ele vai correr não pode,                                          
Tudo lhe causa embaraço,                                      
Até andando é sujeito                                                
A cair a cada passo.                                              

Hoje o mais fácil que faço                                       
È comer e me deitar                                              
Mas sinto dificuldade                                                  
Quando vou me levantar                                        
Com uma dor em cada junta                                    
De não poder suportar.                                               

Às vezes fico a pensar                                             
Quem fui em tempo de moço:                                      
Era esperto, ouvia bem,                                             
Minha vista era um colosso,                                       
Hoje, velho e moleirão,                                            
Vejo mal e pouco ouço.                                              

Sem  de nada ter sobrosso,                                    
À noite eu saia cedo,                                                    
Farreava, e vinha tarde,                                         
Sem deixar nada em segredo,                                    
Hoje com tudo me assusto                                        
Todo vulto me faz medo.                                           

Já não vou mais a brinquedo                                    
Nem a casa de um vizinho,                                           
Em moço eu ia a uma farra                                       
Com dez léguas de caminho                                   
Montado, a carro ou a pé                                           
Com outro ou mesmo sozinho.                                 

Não recebo mais carinho                                           
Nem afagos de ninguém,                                         
Se alguém falar comigo                                            
È com nojo ou com desdém                                     
Mas na minha mocidade                                      
Todo mundo me quis bem.                                           

O mundo é um vai e vem,                                       
Moço é forte, velho é fraco,                                   
Em moço eu fui quase um ídolo,                            
Hoje pareço um macaco                                        
Pois a vida é mesmo assim                                   
Por isto eu não do cavaco.                                   

Seja, porém velho ou fraco,                                     
Sem conforto e sem guarida,                                  
Sem amor e sem carinho,                                           
Na mais tenebrosa lida,                                          
Faz tudo pra não perder                                          
O seu caquinho de vida.                                        

A velhice é a guarida                                             
A dor é debilidade,                                               
Escória da juventude,                                               
Sobejo da mocidade                                               
Caricatura da morte,                                                
Caminho da eternidade.                                      

Com 20 anos de idade                                         
Pleno vigor tinha em mim,                                     
Hoje sem força e enrugado,                                  
Meus músculos levaram fim,                               
È a erosão do tempo                                            
Que vem me fazendo assim.                                 

Eu, na mocidade enfim                                     
Nunca achei tempo enfadonho,                              
Previa um futuro próspero,                                 
Vivia alegre e risonho,                                           
Sonhava até acordado                                            
Hoje nem dormindo sonho.                                   

Hoje eu me sinto tristonho,                               
Cabisbaixo quase louco,                                   
Falta-me até os sentidos,                                  
Vejo mal e ouço pouco,                                    
Grito pra mim é cochicho,                          
Um boi me parece um toco.

Não digo que sou um louco
Porque um louco não pensa,
Quando eu penso no que sinto
A minha magoa é imensa,
O meu incômodo é velhice
Que é a maior doença.

Há enorme diferença
Da mocidade a velhice:
A mocidade  é um risco,
Amor, carinho e meiguice,
A velhice é de tristeza,
Dor, desprezo e caduquice.

Fui feliz na meninice
Da qual me resta a saudade
Pois sinto recordação
Da minha primeira idade,
Quando relembro o passado
Revivo na mocidade.

Eu tinha muita vontade
De ser sempre moço e rico,
Agora estou conhecendo
Que esta vida é um fuxico
Cada dia que se passa
Mais pobre e mais velho fico.

Na mocidade eu fui rico
De vigor e substância,
Hoje estou pobre de forças,
De coragem e elegância
Sentindo apenas saudade
Dos dias da minha infância.

Hoje em dia eu vivo em ânsia,
Cheio de mil desenganos,
Já tenho no rosto as marcas
Dos sofrimentos tiranos,
Nas cãs a neve do tempo,
Nos ombros o peso dos anos.

Já não tenho mais os planos
Que tive na mocidade,
Em moço eu previa o mundo
De gozo e felicidade,
Hoje pressinto o silêncio
Do sono da eternidade.

Um homem na minha idade
Está com a vida insegura
Porque quem já viveu muito
Julga mais pouco atura,
Quanto mais loge de berço
Mais perto da sepultura.

Porém quem vive procura
Um jeito pra não morrer
Pois enquanto minha alma
Do corpo não se desprender
O espírito em seu invólucro
Ajuda o corpo a viver.

Mas todos têm que morrer,
seja rico ou seja pobre,
Pois a morte é justiceira
Mata o plebeu, mata o nobre,
Por mais que a gente se oculte
A morte sempre descobre.

Assim como mata o pobre
Destrói o rico também,
Se vê aquele que vai
Não se vê nenhum que vem,
A foice fatal da morte
Nunca dispensou ninguém.

A morte sem precisão
Mata um menino de ano,
Mas como leva um mendigo
Também leva um soberano
Deixando em sua passagem
Choro, luto e desengano.

A morte abutre tirano,
Que tudo ceifa e liquida
ela apesar de abstrata
É uma fera homicida,
É o sepulcro das penas,
Eclipse total da vida.

Com sua mão sempre erguida
Do mundo inteiro ela zomba,
A sua arma certeira
Explode como uma bomba.
Cada vez que ela dispara
É uma vida que tomba.

Já pressinto sua sombra
Chegar à minha presença,
Parece que estou ouvindo
ela lavrar-me a sentença
Que velho, velho demais,
A morte jamais dispensa.

Eu nunca lhe fiz ofensa
Nem sei se me aprecia
Mas tenho desconfiança
Que a morte me busca um dia
Mas se ela me dispensasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário