Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Coronel Paulino Raphael da Cruz (meu trisavô)


Nasceu em 1838, na Fazenda Serrote Pintado, município de São José do Egito. Era  filho de Francisco Rafael da Cruz que viera do Cabo de Santo Agostinho, e de  Antonia Teixeira da Purificação. Devido à seca de 1845 a família Imigrou para  Alagoas, localizando-se em Viçosa, regressando logo que voltou a chover no  sertão. Izidro Atanásio, um dos filhos, não quis regressar e constituiu numerosa  família que foi se entrelaçando com outras de grande destaque na região. Paulino casou em primeiras núpcias com a prima Antonia, filha única do seu tio  José Carlos Teixeira de Vasconcelos, proprietário e residente na fazenda Cacimba  Nova, que recebeu de herança. Alguns anos mais tarde adquiriu a fazenda Varzinha, onde passou a residir,  realizando e construindo nessa fazenda algumas obras que ainda hoje chama a  atenção de quem as conhecem, tais como a casa de residência que é motivo de  admiração pela sua grandiosidade e estrutura, pois apesar de quase 120 anos de  construída continua desafiando as intempéries e exibe toda sua majestade, um  açude bem grande para a época, o engenho de fabricar rapadura, uma indústria de  beneficiamento de algodão e os enormes currais que davam bem a idéia do rebanho  bovino que criava, sendo o maior criador da região. Foi chefe político, presidente do Partido Conservador durante 18 anos e Prefeito do Município de Afogados da Ingazeira de 1897 a 1901. Faleceu em novembro de 1920 aos 84 anos, vítima de um derrame cerebral.

15 comentários:

  1. Foi meu tataravo avo do meu avó Jonas Gomes Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci Jonas, irmão de Lucila, esposa do meu Tio Elísio Rafael.

      Excluir
  2. Foi meu tataravo avo do meu avó Jonas Gomes Rafael

    ResponderExcluir
  3. Meu tio trisavô. Era irmão de minha trisavó Francisca Raphael da Cruz

    ResponderExcluir
  4. Meu Tataravô, avô da minha avó Maria do Céu Rafael.

    ResponderExcluir
  5. A minha bisavo materna era Joana Antonia da Cruz , teria algum antepassado com esse nome na sua familia?

    ResponderExcluir
  6. Tive o prazer em conhecer o casarão pessoalmente, uma esteuestr fantástica!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu tataravô, avô da minha querida avó Maria do Céu! Amo a casa grande cheia de grandes lembranças 😍❤️

    ResponderExcluir
  8. Nossa era meu bisavô, é um orgulho ser desta família. Gostaria muito de conhecer todos da família.

    ResponderExcluir
  9. Meu Bisavô, ele é Pai da minha Avó Aurea, que herdou a fazenda cacimba nova! (83) 9 9836 0050 whastapp

    ResponderExcluir
  10. Meu Bisavô, pai da minha avó Catarina.

    ResponderExcluir
  11. Quanta alegria descobrir tantos familiares, também sou descendente dos Raphael da Cruz.

    ResponderExcluir
  12. Nasci nesta fazenda. Minha mâe chamava-se Zózima Teixeira Vasconcelos. Lembro de uma senhorinha que eu chamava de Dondona e me dava um biscoito todos os dias. Lembro do açude onde quase morri afogada, do Engenho, até hj minha sobremesa é rapadura, do sotão proibido para nós, da capela e de muitas outras coisas. Lembro de dois primos Lincol e Paulino. Estou escrevendo um livro onde cito todas as minha lembranças

    ResponderExcluir
  13. Meu tataravô, avô de meu avô Patrício Ferreira Gomes

    ResponderExcluir